A filha e o filho. Amores e amantes, sonhos e ilusões, mares e campos, os dias e as noites de quem se vai dando por aqui...
sábado, 25 de setembro de 2010
Romeu e Julieta no Coliseu
Ontem foi uma noite muito especial.
A minha história de sempre, no meu bailado de sempre. Porque sempre que a puder ver, verei. Como os doidos por uma saga de filmes, com a diferença que posso ver várias perspectivas do mesmo. E esta da noite passada foi sem dúvida o Romeu e Julieta que faz parte da minha paixão pela dança, pelo texto, pelas personagens.
Cada som que se ouvia e que renascia nos movimentos em palco, a expressão da Julieta que transbordava até à última fila daquele teatro, que nos tocava sem nem nos ver, que emocionava mesmo sem nem se mexer. A expressão do seu corpo, a feição do seu rosto dizia cada palavra de um texto que emana a paixão em cada olhar, e o desespero de amar.
Desde os fatos, aos cenários, ao pormenor das luzes, tudo se complementava e fazia sentido, o sentido do texto ao qual foram fiéis. Fiéis ao autor que revivemos ontem em cada um deles.
A paixão pela dança e pela representação numa noite só.
É bom voltar a ver grandes espectáculos de dança, desde CNB até ao mundo da Companhia de Moscovo, é bom, é bom estar de volta…
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
O 1º dia de acabou ufff
O primeiro dia, aquele dia de que se espera com tanta ansiedade já passou. A minha pequenina foi para o 1º ano acompanhada dos amigos do colégio, do papá e da mamã que estavam ali com ela a vê-la com tanta felicidade a chegar à escola, à escola dos “crescidos”. Claro que no momento que a cara dela transfigura e as lágrimas se apoderam da sua vontade, eu própria volto a ser criança… Hoje retornei um pouco ao passado, mas desta vez de quem fica com o coração e a alma tão pequenina por ver quem mais ama assim numa tristeza repentina pela incerteza no desconhecido, pela falha na sua rotina, a rotina que sempre conheceu, pelo desvio da sua vida até uma nova realidade, que a vai ajudar a crescer. Aprender a conhecer-se, aprender a conhecer os outros e a enriquecer a sua experiência de ser criança, de aprender novos sorrisos, novas vitórias e com a ajuda de muitos amigos e da família que ri e chora sempre com ela.
Um beijinho da mamã que te adora e que amanhã vai ficar a ver o papá levar-te à sala de aula… ;)
Um beijinho da mamã que te adora e que amanhã vai ficar a ver o papá levar-te à sala de aula… ;)
sábado, 11 de setembro de 2010
1º Dia de aulas
Prestes a começar um novo ciclo na sua vida, a Catarina está a contar os dias que faltam para o grande, vá lá enorme (a meu ver) momento de demonstração da coragem que ela sabe ter, da força que a ajudamos a conseguir, da confiança que ainda está a crescer, para o seu 1º dia de aulas.
O 1º ano.
O início da via estudantil, e da aprendizagem de que ela está tão empenhada e ansiosa por ter. Quer saber ler as suas próprias histórias, quer lê-las ao mano, escrever mais do que alguns nomes que já o faz, mas é pouco, para ela é muito pouco.
Sei que é inteligente e quero vê-la em prática. Quero que tenha as respostas para tantas e tantas perguntas que se faz a toda a hora, a tudo o que vê e não sabe o que é, àquilo que não entende, que falta identificar. Espero que essa curiosidade, essa vontade de aprender seja crescente e a ajude a formar, com a nossa ajuda, em tudo o que de melhor ela tem, na rapariga que já se vê no olhar. Maravilhosa. Bonita. Inteligente. Carinhosa. Menos tímida. Mais nada. Vai ter as ferramentas e só precisa de um empurrão.
O empurrão começa na 2ª feira, e estaremos ao seu lado no momento em que a minha filhota entrar na escolinha que a vai ajudar a conhecer-se. Com alguns contratempos, com momentos felizes, e talvez quem sabe algumas tristezas pelo meio, mas que de tudo isso sair uma miúda ainda mais incrível e pronta para outras etapas, outros contratempos, desafios maiores, sonhos por sonhar, lágrimas por chorar, risos por descobrir e claro… sempre connosco minha princesa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)